EbiSustentável

O XXII EBI propõe ir além da sua tradicional missão ao incorporar a dimensão da sustentabilidade no processo de organização e realização do evento.

swiss-chopard.croatian-islands.com
Estudos sobre o tema apontam para a necessidade de ações radicais para que os objetivos da sustentabilidade sejam alcançados de fato. Considerando os atuais níveis de exploração dos recursos, bem como os custos econômicos, energéticos e ambientais para reverter alguns processos, é importante que a sociedade perceba que muitas ações são, de fato, paliativas. Sem tirar a sua importância, especialmente para fins educacionais, mas apenas tomando-a como exemplo, a reciclagem vem apresentando sinais de esgotamento, especialmente quando esta ação se transforma em justificativa para a manutenção do consumo.

Ações voltadas para a Sustentabilidade envolvem diversos paradoxos, mas evidente que um dos caminhos a serem seguidos passa, necessariamente, pela não geração de resíduos. Neste sentido,patek philippe aquanaut replica o XXII EBI propõe-se a ser um espaço de experimentação para a eliminação ou minimização de resíduos e o fomento ao consumo consciente. Para tanto, o XXII EBI propõe as seguintes medidas:
 

+ Mínima geração de resíduos
A confecção de materiais que se transformem em lixo após o evento será minimizada ou eliminada. Assim como já aconteceu em outras edições do EBI, todos os certificados serão gerados on-line e disponibilizados no site do evento, o que evitará a impressão destes documentos. O livro de programas também não será confeccionado, sendo substituído por uma estação científica de apoio, a qual disponibilizará a programação sempre atualizada do evento a partir de dispositivos virtuais e central de computadores (site do evento, aplicativo de smartphone e pontos de consulta no local do evento). Além disso, banners e faixas decorativas não serão utilizadas, sendo substituídas por projeções em telões específicos. + O melhor copo para beber água é aquele que você traz de casa
Copos descartáveis não serão utilizados durante o evento para o consumo de líquidos. Neste sentido, será fortemente estimulado que cada participante se hidrate durante o evento trazendo a caneca ou copo de seu uso pessoal. Adicionalmente, canecas serão comercializadas pelo site ou durante o evento a um custo simbólico (a ser definido) e não superior ao seu custo de produção. A cobrança deste valor não visa gerar qualquer tipo de receita para o XXII EBI, mas terá o objetivo de lembrar aos participantes que muitas de nossas ações, mesmo aquelas voltadas para a Sustentabilidade, tem um custo, seja ele ambiental ou econômico. O menor custo é, quase sempre, associado ao consumo mínimo. Neste caso, utilizar o que já temos ao invés de comprar algo. + Opção pela pasta do evento
Estamos trabalhando para desenvolver pastas que sejam duráveis, bonitas e ambientalmente amigáveis. Entretanto, nós reconhecemos que o descarte de pastas de congresso é um comportamento comum por diversas razões. Neste sentido, os participantes terão a oportunidade de optar no ato da inscrição por não receber a pasta*. Em fazendo esta opção, o participante receberá um desconto de R$ 12,00 (valor de custo da pasta) no ato da inscrição. Uma vez que a inscrição seja validada a partir da compensação do boleto bancário ou da compensação no cartão de crédito, os participantes que optaram por receber a pasta não poderão desistir da sua escolha.
* Considerando os prazos para confecção das pastas, esta opção só estará disponível para os participantes que se inscreverem até o dia 31 de julho de 2016. A partir desta data, todas as inscrições serão acompanhadas de material completo do evento.