INFORMAÇÕES

Local

Universidade Federal do Sul da Bahia (Campus Sosígenes Costa/Centro de Convenções e Eventos do Descobrimento - Porto Seguro)

Descrição do local do evento

A cidade de Porto Seguro, localizada cerca de 600 km de Salvador, é conhecida pelos brasileiros, a partir da história oficial do Brasil, como sendo a região de referência onde a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez em terras ocidentais. Fundada em 1534, Porto Seguro e a cidade vizinha Santa Cruz Cabrália guardam importantes referências deste momento da história do país, a exemplo do local da primeira missa e do primeiro núcleo habitacional do Brasil.

Porto Seguro é uma cidade turística com uma população estimada em 140 mil habitantes. Além do turismo, o município desenvolve atividades econômicas nos setores de pesca, pecuária, extração mineral e agricultura, nesta última, destacando o plantio de mamão, caju e coco. Possui 37 mil leitos distribuídos entre eco resorts, hotéis, pousadas e campings, sendo um dos principais polos hoteleiros da Bahia, e conta com toda a estrutura acostumada a receber grandes números de turistas. Além do Aeroporto Internacional, com voos semanais entre as capitais do Brasil e países como Portugal, Holanda, França, Chile e Argentina, a cidade é atendida por linhas de ônibus que chegam de diversos destinos do Brasil através da BR 101, a principal via de acesso rodoviário à cidade.

A cidade de Porto Seguro também conta com Centro de Convenções e de Eventos do Descobrimento (CCED), construído para as comemorações dos 500 anos do Brasil. Atualmente, o CCED está incorporado ao patrimônio da recém-criada Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e abriga um dos três campi da instituição, o Campus Sosígenes Costa. O CCED/UFSB oferece um amplo e estruturado espaço para atividades simultâneas como fóruns, palestras e estandes, possibilitando a realização de um evento do porte do XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia com conforto para todos os congressistas.
 

 

Clima local no período do evento

Janeiro e fevereiro possuem as temperaturas mais altas do ano, sendo a máxima de 32°C e a mínima de 25°C, com muito sol. Nos dias mais quentes do verão, a temperatura pode chegar a 35°C ou 40°C em alguns bairros. Chuvas são esporádicas nesta época do ano.

 

Atrações turísticas e culturais 

Fotos: Férias Brasil

 

 

 

 

 

A Cidade Histórica é o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Monumento nacional desde 1973, ela ostenta um conjunto arquitetônico de referencia para diversos profissionais, a exemplo do Marco de Posse (1503 ou 1526), a Igreja de Nossa Senhora da Pena (1535) que abriga imagens sacras dos séculos XVI e XVII, a Casa de Câmara e a Cadeia (1756), dentre outros monumentos. Construída em cima de uma falésia, a Cidade Histórica tem uma das visões mais belas de Porto Seguro.

O município de Porto Seguro conta com um extenso litoral, com cerca de 85 km, de praias de areia fina, branca que está dividido pela foz do rio Buranhém, rio que conta com cerca de quinhentos metros de largura na sua foz, em litorais norte e sul. O litoral norte possui uma infraestrutura de nível internacional e o litoral sul também está chegando a esse nível.

Porto Seguro reúne um conjunto de praias, falésias, ambientes recifais, fragmentos de Mata Atlântica, dentre outros ambientes que compõem uma paisagem de indiscutível beleza cênica. Os distritos de Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso são destinos frequentes dos milhares de turistas que visitam a região todos os anos, especialmente durante a alta estação (dezembro a março), quando as festas de fim de ano e o carnaval fazem com que a população da região dobre de tamanho. Parcelas destas paisagens estão bem representadas no mosaico de unidades de conservação presentes no município de Porto Seguro e adjacências, a exemplo do Parque Municipal Marinho do Recife de Fora, o Parque Nacional do Monte Pascoal, Parque Nacional do Descobrimento, Parque Nacional do Pau Brasil e RPPN Veracel.

Além das paisagens naturais, a luta incansável de populações tradicionais, especialmente dos povos indígenas, conseguiu preservar a cultura destes povos na região. Atualmente, 17 aldeias do Povo Pataxó são registradas no Extremo Sul da Bahia, sendo sete delas situadas no município de Porto Seguro. O distrito de Coroa Vermelha e a Reserva da Jaqueira são duas importantes referências para os visitantes que desejam testemunhar a cultura indígena na região. Conhecida nos livros de história como o local onde foi rezada a primeira missa no Brasil, Coroa Vermelha abriga hoje o Parque Indígena, com terminal turístico, do Museu do Índio e o comércio Pataxó, onde é vendido o artesanato indígena. A Reserva da Jaqueira é uma área de preservação ambiental e afirmação cultural dos índios Pataxós, onde são desenvolvidas diversas atividades de resgate dos costumes e tradições indígenas.