SUBMISSÃODETRABALHOS

Resumos

Regras para submissão de resumos

No momento da inscrição do resumo, o congressista poderá optar pelo tipo de apresentação do seu trabalho, oral ou painel, cabendo à comissão científica avaliar qual tipo de apresentação é mais indicado, considerando critérios de conteúdo.

O prazo para submissão dos resumos será de 29 de fevereiro a 16 de setembro de 2016 01 de novembro (última prorrogação) a partir do site oficial do XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia. O pagamento das inscrições é obrigatório para a submissão de resumos.

 

Sobre a formatação do texto:

 

Tamanho da Folha: A4;
Margens (superior, inferior, direta e esquerda): 1,5 cm;
Espaçamento: simples;
Fonte: Arial, Regular (vide modelo)
O texto deve ter alinhamento justificado;
O texto do resumo deve ter entre 300 e 500 palavras (no word, utilize a função "word count" para verificar o número de palavras). Título, autores, filiação, palavras-chave e Fontes de Financiamento não serão contabilizados no somatório das palavras;
O resumo deve apresentar, na seguinte ordem: título, autores, filiação, resumo/resumen/abstract, palavras-chave;
No texto do resumo deve obrigatoriamente conter resultados e conclusões. Resumos sobre trabalhos em andamento que não possuam ainda resultados não serão aceitos;
Não é permitida a inclusão de figuras, tabelas, fotos, diagramas ou referências bibliográficas. Podem ser utilizados símbolos especiais, fórmulas e equações;
Incluir ao final do resumo, duas a três palavras chave;
Resumos podem ser submetidos nas seguintes línguas: português, inglês, espanhol;
Resumos que não atendam as especificações solicitadas serão automaticamente recusados.

 

Observações da caráter geral:

 

A submissão do resumo será feita através de um formulário próprio disponível no site do evento, e seguindo as regras acima e com o modelo em anexo. Revise o resumo com cuidado antes de submetê-lo. Os resumos são finais e qualquer erro, seja de digitação, grafia, dentre outras será de inteira responsabilidade do(s) autor(es);
Após a submissão não será permitido correção ou substituição do resumo;
A avaliação dos resumos será realizada pelos coordenadores de Sessão Temática ao qual foram submetidos e por consultores ad hoc indicados pela Comissão Científica. Serão utilizados os seguintes critérios: (i) compatibilidade entre o conteúdo e a temática da sessão; (ii) relevância da contribuição técnico-científica; (iii) presença de erros conceituais; e (iv) apresentação efetiva dos resultados;
Apenas 2 (dois) resumos por autor serão vinculados e validados por inscrição para fins de apresentação;
Podem ser cadastrados até 10 autores (incluindo o apresentador) por trabalho;
No ato da submissão do resumo, o primeiro autor deve indicar o formato de apresentação do trabalho: painel ou oral. Entretanto, a Comissão Científica se reserva ao direito de definir o formato a partir de consulta aos Coordenadores de Sessão e/ou aos Consultores ad hoc.

 

  • Apresentações orais


    Serão realizadas no máximo 240 apresentações orais de 15 minutos, as quais deverão ser distribuídas em 9 salas e em três módulos de apresentação ao longo da semana, a saber: módulo 1, o qual deverá ocorrer na segunda-feira (30/01/2017) das 14:00 às 18:30hs; módulo 2 e módulo 3, os quais ocorrerão na quarta-feira (01/02/2017) e quinta-feira (02/02/2017), respectivamente, das 8:30 às 12:00hs.

    A Comissão Organizadora do XXII EBI entende que muitos trabalhos de qualidade sobre os diversos temas da Ictiologia estão sendo gerados no Brasil. No entanto, existe pouco espaço para uma maior interação destes trabalhos no âmbito do EBI. Assim, a Comissão Organizadora propõe a realização de uma "mini-mesa redonda integradora", a qual deverá ser composta por todos os expositores da sala e pelo pesquisador responsável pela avaliação dos trabalhos apresentados. Assim, cada expositor terá 10 minutos para apresentar o trabalho e 5 minutos reservados para questionamentos do público. Ao final de cada sessão, o pesquisador responsável pela sessão de apresentação (indicado pela Comissão Científica) mediará uma nova rodada de intervenções, permitindo a integração dos trabalhos e/ou pesquisadores envolvidos. Neste novo formato, a Comissão Organizadora do XXII EBI informa que os expositores não devem se ausentar da sua sessão.

    Além de fomentar a interação entre os expositores, espera-se que produtos sejam gerados nestes ambientes de discussão, a exemplo de moções e recomendações que deverão ser apresentadas na Assembleia Geral da SBI.

    As apresentações orais ocorrerão em sessões paralelas, agrupadas tematicamente:

    O Módulo 1 será reservado aos trabalhos que fomentem o debate sobre os diferentes ambientes, de modo que as Sessões Temáticas serão: I - Estuários, II - Ambientes recifais, III - Rios e riachos, IV - Reservatórios, V - Plataforma continental/ambiente profundo, VI - praias/zonas rasas. Em caso de trabalhos com sombreamento, a Comissão Científica respeitará a opção indicada pelo autor.

    Os módulos 2 e 3 serão organizados pelas grandes áreas temáticas tradicionalmente praticadas nas edições do EBI: I - Genética e biologia molecular, II - Biologia reprodutiva, ontogenia e ictioplâncton, III - Idade e crescimento, IV - Interações peixe-habitat e ecomorfologia, V - Sistemática, taxonomia e biogeografia, VI - Ictiopatologia e ictioparasitologia, VII - Alimentação, ecologia trófica e isótopos estáveis, VIII - Etnoictiologia e Pesca marinha e de água doce, IX - Piscicultura marinha e de água doce, X - Conservação de peixes e habitats aquáticos da América do Sul.
     
  • Painéis


    Os painéis serão distribuídos entre 4 dias de apresentação (terça a sexta-feira), seguindo as Sessões Temáticas indicadas para os módulos 2 e 3 das Apresentações Orais. Sessões Especiais serão reservadas para a apresentação de grupos de trabalhos relacionados a temas específicos relacionados aos Simpósios e Workshosp, e deverão ocorrer na terça-feira (31/01/2017).
    Os painéis previstos para o dia deverão ser montados a partir das 09:00 horas no local previsto e os autores deverão estar presentes no período das 14:00 às 16:00hs para apresentação e discussão com o público.
    Imediatamente após o término da sessão de painéis (16:00 horas), os responsáveis deverão retirar seus painéis e, se concordarem, destiná-los para reciclagem em local previamente estabelecido para isso.
     

 

Prêmios:

A inscrição para concorrer aos prêmios será voluntária, no momento da inscrição para o evento (haverá um campo no formulário de inscrição). Serão premiados os três primeiros colocados nas categorias de melhor apresentação oral e melhor painel. A comissão julgadora destes prêmios será composta por associados da SBI presentes no evento e convidados pela comissão organizadora conforme a sua área de atuação.

 

 

Modelo de Resumo:

 

Escolha abaixo o formato para iniciar o download:

 

Pôsters

Lista de apresentação:

Modelos pra download:

Escolha abaixo o formato para iniciar o download:

 

Orais

Lista de apresentação:

Modelos pra download:

Escolha entre layout com ou sem cocar para iniciar o download:

 

Acesse


Submissões e acompanhamento:

Para submeter resumos, é necessário realizar o pagamento da inscrição e efetuar login em sua área reservada.

ÁreadoParticipante